tele-Amauri Vargas

São Paulo – Ao concluir a compra da GVT, a espanhola Telefónica se antecipou ao aumento da concorrência na disputa pelo 4G. O negócio chacoalhou o setor, pois especialistas preveem o interesse dos players Verizon, Vodafone e China Mobile no leilão da frequência este mês.

A negociação com a GVT parece uma forma da empresa líder na telefonia do Brasil se armar diante de um momento perfeito para a entrada de companhias do exterior no País.

A opinião é do presidente da Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil (Aerbras), Dane Avanzi. Segundo ele, o fato de o governo federal prospectar grandes empresas nos Estados Unidos, Europa e Ásia pode atrair concorrentes para cá. “O Brasil é o terceiro mercado de telefonia móvel do mundo”, disse Avanzi.

Cautela

Representante das operadoras de telefonia voltadas ao público corporativo, Avanzi entende, contudo, acredita que o controle do setor nas mãos da Telefônica Vivo deve ser analisado com cautela, assim como a concentração de mercado. “É importante pulverizar parte dos clientes concentrados nas mãos dos quatro maiores players do Brasil além da Vivo: Claro, Oi e TIM”, afirmou o executivo.

A Vivo, braço da Telefónica no Brasil, planeja absorver a marca GVT, que pertencia à francesa de mídia Vivendi, e assim vai reforçar a atuação como o maior grupo de telecomunicações do País. De acordo com a agência Reuters, a Vivo tem mais de 95 milhões de clientes no Brasil, com as operações de telefonia fixa e móvel, internet fixa e TV a cabo.

Com relação ao desaparecimento da GVT, a previsão é de que será encerrada uma marca considerada pelos consumidores como uma a melhor do setor no País, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Contramão

A Telefônica Vivo anda na contramão desse índice. A empresa é apontada com o pior nível de satisfação dos clientes, em pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além da GVT, empresas regionais como a mineira Algar Telecom e a paranaense Sercomtel têm os melhores níveis de qualidade apontado pelos consumidores. Elas também são consideradas pela Aerbras como o melhor modelo para a prestação dos serviços no País.

Fonte: http://www.dci.com.br/

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