USAR OU NÃO O COPO DESCARTÁVEL?

Nas últimas décadas, os copos descartáveis passaram a ser amplamente consumidos em diversas instituições, devido a sua praticidade, higiene e baixo custo. É compreensível também, que algumas situações “pedem” o uso destes copos, como em festas e hospitais (devido a necessidade de assepsia).

Vale lembrar dos momentos de crise hídrica, pois poupar água na hora de lavar copos reutilizáveis ou garrafas, levam ao uso de copos descartáveis.

Mas será mesmo que está é a melhor opção? E quanto aos danos a natureza? Danos à saúde?

Abaixo, serão citados motivos para evitar o uso do copo descartável:

1 – Tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos.

A vida útil dos copos é tão pequena que chega a durar 13 segundos após sair do display, comparando sua vida útil com seu tempo decomposição, mostra que o tempo é extremamente longo, gerações passarão e os copos ainda existirão.

Presentes no meio ambiente e descartados de forma incorreta, acabam parando nas ruas, calçadas, levando a enchentes em caso de chuvas e pode causar até a poluição de rios.

2 – Problemas com a reciclagem.

Atualmente, o copo descartável é o resíduo sólido menos reciclado do mundo. Na maioria dos casos, devido ao seu baixo custo de mercado, sendo de R$0,20 pelo kg do copo. Seria necessário juntar uma grande quantidade de copos para que empresas e cooperativas de reciclagem lucrassem com a reciclagem do copo descartável.

3 – Os copos descartáveis gastam mais agua.

Uma pesquisa realizada pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar o copo descartável consome mais água que reutilizar copos reutilizáveis, pois na produção de copos descartáveis são utilizadas até 3 litros de água para a fabricação de cada copo, o mesmo que é utilizado uma única vez e em seguida jogado fora.

A mesma quantidade de água é utilizada para fabricar copos reutilizáveis, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, são utilizadas apenas 300ml de água.

4 – Os copos descartáveis podem causar câncer.

Copos descartáveis são compostos de uma substancia chamada Estireno, e de acordo com a pesquisa realizada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com bebidas quentes, como o café, o copo pode soltar uma quantidade desta substancia, acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, podendo desenvolver o câncer.

5 – Copos reutilizáveis diminuem o descarte de copos descartáveis.

Como já evidenciado acima, os copos reutilizáveis – canecas, garrafas – podem diminuir o número de descarte de copos descartáveis. Utilizando uma garrafa durante o dia, você pode diminuir o desperdício de 150 copos descartáveis por mês.

Então lembre-se, utilize copos descartáveis de forma consciente, leve sua caneca ou garrafa para o trabalho ou escola, e realize o descarte correto destes materiais. O meio ambiente agradece !

Leave a Reply