Sistema de radiocomunicação digital com criptografia é implantado na Paraíba

O Governador da Paraíba Ricardo Coutinho, entregou nesta segunda-feira (19), para 20 cidades, equipamentos que fazem parte da primeira etapa de implantação do sistema de radiocomunicação digital para as forças de segurança do estado.

Os equipamentos representam um investimento de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal. Servirá para implantar o sistema de radiocomunicação em pelo menos 97% do território paraibano.

O sistema é composto de softwares e rádios (hand talks), além de outros equipamentos modernos de última geração utilizados em países da Europa, isto inclui 40 torres de repetição para levar sinal claro, criptografado e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciária e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O sistema representa um avanço essencial para o desempenho do trabalho das forças de segurança que terão mais rapidez na informação e nos resultados.

“De uma lambreta para uma espécie de ferrari”, assim Ricardo Coutinho, comparou o antigo sistema com o novo sistema em funcionamento, sendo sua primeira transmissão realizada no Palácio da Redenção, com presença do representante da Motorola Solutions, que assinou um protocolo de intenções para a implantação de um Laboratório de Soluções Tecnológicas de Segurança Pública no estado.

O laboratório será instalado em João Pessoa, em um terreno doado pelo desembargador aposentado Júlio Paulo Neto.

O representante da Motorola Solutions Brasil, Alexandre Giarola, explicou que a tecnologia permite o desenvolvimento de diversas aplicações, como a utilização de GPS, dispondo da localização exata dos terminais.

Ao todo, serão entregues mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas.

Fonte: Jornal da Paraíba, paraibaonline.com.br.

Leave a Reply