Ericsson vai produzir rádio de transição para a 5g no Brasil

Equipamento será montado na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo

A fabricante sueca Ericsson anuncia nesta semana o início da produção de um novo rádio na fábrica de São José dos Campos (SP). O equipamento, chamado NGR 4415, funciona em redes GSM, WCDMA e LTE (2G, 3G ou 4G). Também é, segundo a empresa, o primeiro rádio feito no país a usar tecnologia MIMO, sigla para múltiplas entradas e saídas, que deverá fazer parte do padrão 5G.

O 5G ainda não existe, mas será normatizado até 2019. A expectativa da fabricante é de que os novos equipamentos sejam facilmente convertidos para a tecnologia futura, com poucas adaptações.

Resultado de imagem para ERICSSON

Em visita ao Brasil, o CEO da empresa, Börje Ekholm, explica que adotar hardware que possa ser adaptado ao 5G, quando este for definido, vai garantir uma transição mais simples das operadoras para a nova tecnologia de rede. “Somos os únicos a fazer aqui um equipamento pronto para a 5G”, destaca.

O novo rádio, diz a empresa, foi pensado para ser usado áreas de grande densidade populacional e seria capaz de fornecer links mais robustos nos horários de pico.

Fonte: Rafael Bucco

Leave a Reply