Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos. Fruto de uma união entre as Associações de Empresas de radiocomunicação dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, nasceu com o propósito de integrar e aumentar sua representatividade no mercado Nacional.
Promover a integração das empresas do setor de radiocomunicação Brasileiro, visando seu crescimento e fortalecimento, através da prestação de serviços e representação de seus interesses.
Liderar a comunidade empresarial de radiocomunicação, com reconhecida influência no desenvolvimento do setor.
Presidente
Marcio C. Philomeno
Vice-Presidente
Ricardo Luiz Gaspar
Assessor da Presidência
Domingos Ribeiro
Diretor Financeiro
Luis César Mussa
Diretor Administrativo
Ricardo Luiz Gaspar
Diretor de Marketing
Carlos Eduardo A. Romano
Diretor Jurídico
Dane Marcos Avanzi
Diretor de Relacionamento
Eduardo F. dos Santos Antão
Diretor Técnico
Homero de Andrade
Diretor Reg. SP Capital
Enzo Moliterno
Diretor Reg. Interior de SP
Lucas Ferrante
Diretor Reg. Sul
Dietmar Jung
Diretor Reg. Rio de Janeiro
Guttemberg Neto
Diretor Reg. Norte e Nordeste
Jorge Moura
Diretor Reg. Grande SP
Marco Antônio Mendonça
Diretor Reg. Centro-Oeste e Sudeste
Geraldo Magela
-Implementação de Diretorias Regionais, aumentando a abrangência das ações da Aerbras.
-Criação do aplicativo Convergência Digital – um app exclusivo destinado à ampliação da abrangência de atuação do Portal de Negócios da Aerbras.
-Desenvolvimento de parcerias estratégicas, proporcionando a criação de novas oportunidades de negócios ao corpo de associados.
-Implementação dos conceitos de Convergência Digital e Continuidade dos Negócios, através de investimento no capital tecnológico da associação.
Continuidade das Políticas implementadas até então de Cursos de aprimoramento profissional, do Portal de Negócios Commtacta, parcerias estratégicas, ampliação dos benefícios aos associados, entre outros.
-Desenvolvimento de parcerias que ampliaram os benefícios aos associados, promovendo a otimização de suas atividades produtivas.
-Continuidade nas políticas do Portal Commtacta e Políticas de cursos de aprimoramento técnico com Desenvolvimento e ampliação de conteúdos ligados a segurança do trabalho.
-Alteração do nome da Associação para Aerbras, que teve como objetivo principal criar o sentimento que somos todos Brasileiros unidos em torno da mesma causa.
-Implementação de políticas e alianças estratégicas. Implementação de cursos de capacitação técnica com o intuito de melhorar o nível de conhecimento dos profissionais do setor.
-Criação do Portal de negócios Commtacta, que permite ao consumidor final cotar várias empresas ao mesmo tempo e fomentar negócios em todo o Brasil.
-Negociação com as Associações regionais que permitiram a criação da Aeresp Nacional.
-Geração de Caixa para a Associação com o portal de negócios Commtacta através da venda de anúncios e apoio institucional de Fabricantes, distribuidores e empresas ligadas ao setor de radiocomunicação em Geral.
-Criação do informativo BIP com notícias quinzenais do setor.
O primeiro mandato teve como principal desafio a estruturação e a união de nosso empresariado.
-Expansão da associação que conquistou muitos associados no interior do Estado de São Paulo e sua consolidação como Associação Estadual.
-Criação da Bolsa de Negócios para revendas associadas.
-Criação de um código de ética para proteção ao consumidor de telecomunicações.
A Aerbras nasceu em 2005 fruto da união de revendas Paulistanas, que entenderam que somente com a fundação de um organismo institucional neutro, independente e a-partidário poderia tutelar e defender interesses difusos de nossa classe empresarial e da sociedade Brasileira em Geral.
O Grupo Inicial de revendas Paulistanas que fundou a então Aeresp, germen da Aerbras, teve como inspiração Saga de nossos ancestrais bandeirantes, que desenvolveram o País levando estradas e comunicação a todo Estado Paulista e Estados como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais entre outros. Nesses Estados pela ação dos Bandeirantes riquezas foram descobertas permitindo que os Estados e o Brasil se desenvolvesse durante o período colonial.
Tal qual os Bandeirantes, a Associação que começou com Base Territorial Paulista, então chamada de Aeresp, logo contagiou revendas de outros Estados da Federação, aglutinando outras associações locais Aererj do Estado do Rio de Janeiro e Aera do Estado de Minas Gerais, formando hoje a Aerbras com 163 revendas associadas.
Podemos dividir tais interesses em duas categorias distintas, internas e externas a comunidade de radiocomunicação. Os interesses internos são ligados a qualidade, custos e padronização dos produtos e serviços ofertados ao mercado brasileiro de radiocomunicação. Acreditamos que servindo melhor ao cliente final, podemos gerar mais negócios a todas nossas associadas, criando assim um ciclo virtuoso.
Para atingir tais objetivos existe um Plano de ações que tem como metas principais, desenvolver treinamentos de capacitação técnica para nossas associadas, disseminar boas práticas de segurança do trabalho, sustentabilidade ligadas a radiocomunicação, bem como alinhar nossos objetivos aos demais “players” da indústria, merecendo destaque especial os distribuidores e fabricantes de produtos de radiocomunicação e periféricos (antenas, cabos, conectores, combinadores entre outros).
Podemos relacionar como ações externas o relacionamento com a Anatel, autarquia federal reguladora dos serviços de telecomunicações no Brasil, onde participamos ativamente na Comissão Brasileira de Comunicações – 2 e de outros organismos decisórios ligados a organização de espectro junto a UIT – União Internacional de Telecomunicacões. Tal trabalho tem como objetivo evidenciar ao Poder Público a importância da radiocomunicação comercial presente em toda a cadeia proditva do Brasil, evidenciando os aspectos estratégicos de nossas atividades em todo o Brasil.
Desde os tempos de Aeresp, está em nosso DNA, desenvolver nosso empresariado para melhor servir a Nação Brasileira.
Veja as principais contribuições da Aerbras para o setor de Radiocomunicação brasileiro.
A pesquisa está em desenvolvimento e será disponibilizada para os associados assim que concluída.